Fundão: Oficinas de Olaria na Casa do Barro durante o mês de junho

Terá lugar, durante o mês de junho, na Casa do Barro, no Telhado, a iniciativa “Fornada”, que visa “reforçar a participação da comunidade nas atividades desenvolvidas pela Casa do Barro”, revela a autarquia fundanense em nota de imprensa.

Com ateliers de Roda de Oleiro, impressão 3D cerâmica, decoração com engobes e outras técnicas, pretende-se “fomentar e facilitar a reativação de um conjunto de dinâmicas com os habitantes da localidade do Telhado e da região”.


Entre os dias 1 e 4 de junho, terá lugar a primeira fase de produção de peças, com diversas atividades e técnicas, nomeadamente ateliers, roda oleiro, impressão 3D e engobes, dinamizadas pelos formadores Alberto Azevedo, Carlos Lima, Vasco Baltazar, Alexandra Silva e Cátia Pires.

De 14 a 16 de junho, decorre a segunda fase de produção, com as mesmas atividades, dinamizadas pelos formadores Alexandra Silva, Francisco Correia, Célia Macedo e Cátia Pires.

Nos dias 5 e 6 de junho, terá lugar a oficina técnica “Terras Sigillatas”, dinamizado por Chema.

No dia 20 de junho, ocorre oficina técnica “Rakú”, dinamizada por Alberto Azevedo.

Ambas as oficinas têm inscrições obrigatórias através do e-mail casadobarro.telhado@gmail.com.

De 21 a 23 de junho irá realizar-se a cozedura das peças produzidas nas diversas ações desenvolvidas na Casa do Barro no forno tradicional, numa iniciativa que terá a participação de Alberto Azevedo, Carlos Lima, Vasco Baltazar, Cátia Pires, Alexandra Silva, Francisco Correia e Célia Macedo.

Nos dias 22 e 23 de junho, irá decorrer o Mercado da Louça, com venda e mostra de louças, conversas, animação local e sabores.

De 1 a 30 de junho estará ainda patente a exposição “6000 Anos de Mãos na Terra”.

No âmbito desta iniciativa, irá realizar-se o Concurso de Ideias PANELAS & ALGUIDARES – Louça de barro vermelho produzida à roda e cozida a lenha para o fogo e para a mesa.

A Casa do Barro “desenvolve um trabalho de valorização das artes e ofícios tradicionais da aldeia do Telhado, que representam as vivências, os saber-fazer ancestrais, a identidade e a cultura da aldeia e do concelho do Fundão, contribuindo para o seu desenvolvimento económico, social e cultural e que pretende atrair artistas de todo o mundo e procura o desenvolvimento e promoção da cerâmica contemporânea no país”.

É uma iniciativa conjunta do Município do Fundão e da Freguesia do Telhado e está aberta a todos os cidadãos.

Pode candidatar-se através do site www.movetofundao.pt/fornada24 ou do e-mail info@craftlab.pt.

Para mais informações e inscrições, contactar a Casa do Barro, através do e-mail casadobarro.telhado@gmail.com.