O Leilão das Primeiras Cerejas do Fundão que teve lugar na passada sexta-feira, dia 10, e marcou o início da Campanha da Cereja do Fundão 2024.
700 euros foi o valor pago por um quilo de cerejas do Fundão, num leilão em que o lance vencedor foi feito por Bruno Costa, da empresa Feira dos Sofás, recentemente instalada no concelho do Fundão. O valor acumulado reverte para o Centro para as Migrações do Fundão.
Em nota de imprensa, a autarquia sublinha ainda que o evento ficou marcado por momentos musicais, distribuição de cereja, distribuição de produtos regionais e derivados da cereja do Fundão e um showcooking.
Para Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, refere, citado em nota de imprensa, que “a Cereja do Fundão é um fruto icónico da região, que, ao longo dos anos, tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade e mais apreciadores, pela sua qualidade”
“Esta valorização é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade, representando um importante fator económico, mas também social. A marca Cereja do Fundão tem crescido e, consequentemente, a relevância na economia da região tem subido exponencialmente no que diz respeito ao mercado associado a este produto, mas principalmente no que se refere ao turismo”, pode ler-se no documento.
Com a aposta na cereja desta região, a autarquia “dinamizou e permitiu a criação de condições para os trabalhadores sazonais, o aumento dos valores pago aos produtores, a enorme valorização do produto, o reconhecimento da marca, a conquista de escala para fazer face às necessidades do mercado e uma procura cada vez maior por este produto de eleição”.
Na sessão, foi ainda apresentado o restante programa da campanha, com a Festa da Cereja a decorrer entre 7 a 10 de junho em Alcongosta.
O Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja” tem lugar entre os dias 1 e 30 de junho. A Rota Gastronómica da Cereja do Fundão acontece entre 17 de junho e 2 de julho.
O habitual Trail da Cereja decorre a 10 de junho na Serra da Gardunha e, por último, a Semana da Cereja do Fundão em Cascais, entre 17 e 23 de junho.