Quercus distingue 15 praias da Beira Interior com Qualidade de Ouro

Nos concelhos da Beira Interior, há 15 praias com o galardão “Praia com Qualidade de Ouro”, atribuído pela associação ambientalista Quercus.

De acordo com a entidade, este ano, foram reconhecidas 356 praias com “Qualidade de Ouro” a nível nacional, menos 38 do que na época balnear de 2023.


Na região, o galardão foi atribuído a 15 espaços em dez concelhos, sendo que o município mais galardoado é Seia, com quatro praias: Lapa dos Dinheiros, Loriga, Poço do Lagar e Vila Cova à Coelheira.

Nos restantes concelhos, registam-se as praias fluviais do Vale do Rossim, em Gouveia, a Relva da Reboleira, em Manteigas, a Albufeira da Meimoa, em Penamacor, Santa Luzia, em Pampilhosa da Serra, Valhelhas e Vale do Mondego, na Guarda, Sesmo, em Castelo Branco, Malhadal, em Proença-a-Nova, Bostelim, em Vila de Rei, e ainda Cardigos e Carvoeiro, em Mação.

Para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.

Para avaliação das praias, são realizadas análises nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, de acordo com a associação ambientalista.