PCP: Sandra Pereira visita trabalhadores da Paulo de Oliveira e assinala 50 anos do salário mínimo

Sandra Pereira, deputada eleita pela CDU no Parlamento Europeu, esteve esta tarde em contacto com os trabalhadores do Grupo Paulo de Oliveira, na Boidobra, para assinalar os 50 anos do Salário Minino Nacional (SMN) e apresentar as propostas do partido.

Em declarações à RCC, a deputada europeia revelou que uma das medidas é, não só o aumento do SMN para 1000 euros, como também a inserção de 150 euros no salario de cada trabalhador.


“Portanto, a valorização de todos os salários. É disto que os trabalhadores precisam, porque aquilo que eles nos têm dito é que estão a empobrecer a trabalhar”, frisou.

“Quer no litoral, quer no interior, o SMN é uma referência na maior parte das empresas”, revelou Sandra Pereira, salientando que, mesmo com os pequenos aumentos do salário mínimo, “não há poder de compra”.

“É por isso que é justo, necessário e urgente o aumento dos salários”.

A deputada no Parlamento Europeu abordou ainda a questão do trabalho por turnos, como é o caso da empresa Paulo de Oliveira.

A fábrica covilhanense funciona por turnos durante 24 horas, algo que, para Sandra Pereira, devia acontecer apenas em situações estritamente necessárias, o que “não é o caso”.

Sandra Pereira salientou ainda a importância do voto nas eleições europeias, explicando que cerca de 70% da política que se faz no país é pensada, primeiro, na união europeia.

“O Orçamento de Estado, por exemplo, vai primeiro à União Europeia e só depois é discutido na Assembleia da República, o que mostra a importância das instituições europeias”, disse.

Outra das razões foca-se na “importância de ter deputados que se oponham às políticas europeias que são contrárias ao nosso desenvolvimento, ao aumento dos salários e que favorecem os grandes grupos económicos, nomeadamente os bancos”.

“É preciso ter lá deputados que deem voz à forma como vivem os trabalhadores portugueses e quem vive em Portugal”, explicou.

Outras das medidas defendidas pela CDU passam pelo aumento das pensões, o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a habitação, não só na reversão das taxas de juro, como também na construção de um parque habitacional publico, através de fundos da União Europeia.

Durante a manhã, Sandra Pereira esteve no Mercado do Fundão e participou numa mesa redonda sobre agricultura na Junta de Freguesia do Fundão. A tarde começou com o contacto com os trabalhadores da empresa Paulo de Oliveira, na Boidobra, e termina com uma arruada e tribuna no Tortosendo

A campanha para as eleições europeias arrancou hoje, dia 27, e o ato eleitoral está marcado para 9 de junho (domingo).