APD e Happy Wish formalizam parceria para tornar a sociedade “mais inclusiva”

A Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação Distrital de Castelo Branco (APD) e a associação Happy Wish formalizaram uma parceria com o objetivo de tornar a sociedade “mais inclusiva”.

Em nota de imprensa, as associações avançam que esta parceria pretende “promover a inclusão social, nomeadamente no concelho da Covilhã”, através do “desenvolvimento de ações com vista a aumentar a consciencialização da comunidade para a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência, incentivando, em simultâneo, a participação ativa dos jovens universitários voluntários”.


A APD é uma organização para a promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência e a Happy Wish é uma júnior iniciativa de âmbito social da Universidade da Beira Interior (UBI).

Raul Pereira, presidente da APD Castelo Branco, refere, citado em nota de imprensa, que “esta parceria é de extrema importância para a associação, porque permite, em cooperação com a Happy Wish, realizar futuras iniciativas no âmbito da promoção e consciencialização para a inclusão social, promoção da desestigmatização da deficiência e das pessoas com mobilidade reduzida e promoção do voluntariado e da ação social”.

“Congratulamo-nos de que a Associação Happy Wish tenha esta sensibilidade em colaborar com associações com as caraterísticas da APD, em que os seus princípios fundamentais emanam da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, incluindo as pessoas com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial e são não discriminação, igualdade de oportunidades, participação e plena inclusão”, sublinha o dirigente.

A presidente da direção da Happy Wish, Matilde Figueiredo, salienta o “entusiamo” da jovem associação, relembrando a última colaboração entre as duas organizações e o valor conjunto das iniciativas.

“Acreditamos que será uma parceria valiosa para contribuir para uma sociedade com mais igualdade e mais inclusiva”, conclui.

De acordo com o documento enviado à RCC, esta parceria prevê novas colaborações entre as associações, já a partir do mês de julho, incluindo palestras e eventos de desporto adaptado.