Docente da UBI recebe prémio científico internacional em comunicação sobre marketing

Rodrigo Costa Gomes, docente da Universidade da Beira Interior (UBI), foi premiado pela melhor comunicação de artigos científicos na área de marketing no congresso realizado em Espanha, o XXXI – European Business Ethics Network.

Este docente do Departamento de Gestão e Economia (DGE) recebeu o prémio pela comunicação com o título “The Intended Brand Positioning: An exploratory approach in the insurance companies”, que tem a coautoria de Marta da Conceição Cruz Silvério, investigadora e docente da Universidade de Évora.


O artigo aborda o tema do impacto do branding no posicionamento da marca das seguradoras, “que ainda é relativamente subestimado, subavaliado e subutilizado”, de acordo com os autores, citados em nota de imprensa.

O estudo apresentado propõe contribuir para que “o Posicionamento da Marca seja um processo de gestão integrado, tornando a sua operacionalização transversal a toda a organização e não exclusiva, apenas, de um departamento de marketing”. Após a realização de 23 entrevistas a gestores de seis das maiores seguradoras em Portugal, Rodrigo Costa Gomes e Marta Silvério concluíram que os gestores “reconhecem a importância de várias dimensões e atributos para o posicionamento da marca pretendido por cada seguradora, além de identificarem possíveis desafios para os gestores no processo”.

Rodrigo Costa Gomes é docente de unidades curriculares dos cursos de 1.º e 2.º ciclos de Marketing e recebeu um dos 15 prémios do congresso, tendo o júri avaliado um total de 170 artigos científicos.

O XXXI – European Business Ethics Network foi subordinado ao tema “O Humanismo empresarial na era digital: uma visão ética da Inteligência Artificial”. Teve organização da Universidad da Extremadura, em parceria com o European Business Ethics Network, tendo decorrido nos dias 3 e 4 de junho, na cidade espanhola de Cáceres.