Rodrigo Costa Gomes, docente da Universidade da Beira Interior (UBI), foi premiado pela melhor comunicação de artigos científicos na área de marketing no congresso realizado em Espanha, o XXXI – European Business Ethics Network.
Este docente do Departamento de Gestão e Economia (DGE) recebeu o prémio pela comunicação com o título “The Intended Brand Positioning: An exploratory approach in the insurance companies”, que tem a coautoria de Marta da Conceição Cruz Silvério, investigadora e docente da Universidade de Évora.
O artigo aborda o tema do impacto do branding no posicionamento da marca das seguradoras, “que ainda é relativamente subestimado, subavaliado e subutilizado”, de acordo com os autores, citados em nota de imprensa.
O estudo apresentado propõe contribuir para que “o Posicionamento da Marca seja um processo de gestão integrado, tornando a sua operacionalização transversal a toda a organização e não exclusiva, apenas, de um departamento de marketing”. Após a realização de 23 entrevistas a gestores de seis das maiores seguradoras em Portugal, Rodrigo Costa Gomes e Marta Silvério concluíram que os gestores “reconhecem a importância de várias dimensões e atributos para o posicionamento da marca pretendido por cada seguradora, além de identificarem possíveis desafios para os gestores no processo”.
Rodrigo Costa Gomes é docente de unidades curriculares dos cursos de 1.º e 2.º ciclos de Marketing e recebeu um dos 15 prémios do congresso, tendo o júri avaliado um total de 170 artigos científicos.
O XXXI – European Business Ethics Network foi subordinado ao tema “O Humanismo empresarial na era digital: uma visão ética da Inteligência Artificial”. Teve organização da Universidad da Extremadura, em parceria com o European Business Ethics Network, tendo decorrido nos dias 3 e 4 de junho, na cidade espanhola de Cáceres.