A 3ª edição do Festival do Pastel de Molho regressa ao Jardim das Artes, na Covilhã, entre os dias 28 e 30 de junho para valorizar uma das principais iguarias do concelho.
A informação foi avançada por Paulo Carvalho, presidente da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã, em conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu hoje, dia 20.
A edição deste ano conta com sete expositores e nove produtores, revelou o dirigente, salientando que se trata de “um festival simples e autêntico”
“Nunca nos podemos esquecer que o pastel de molho é da Covilhã e só existe na Covilhã. Se formos a qualquer outra região, não podemos provar o pastel de molho”, frisou.
O molho servido tem de estar certificado e, portanto, no certame, a confraria é a única a servir o molho.
Paulo Carvalho mostrou-se esperançoso de que este festival “seja um sucesso ainda maior do que na edição anterior”, relembrando “o trinómio” entre a confraria, a Câmara Municipal e a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), “que tem dado frutos nesse sentido”.
Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura na autarquia, reforçou a importância de valorizar o pastel de molho da Covilhã, “um produto que só existe no concelho”, relembrando que “a cultura se faz de diferentes elementos”.
“Para além de celebrar artes populares, como a música, também serve para promover encontros e sinergias”, disse.
A autarca salientou ainda que o certame “tem feito um caminho muito interessante, apesar de ser recente”.
“A Covilhã já considera este evento especial, com o objetivo de valorizar a cultural local através do pastel de molho. Tem sido muito positivo o crescimento que se tem verificado na procura do produto. Faz-nos pensar que o êxito de um evento não está na complexidade dele, mas sim naquilo que é a sua autenticidade”, vincou.
João Marques, presidente da AECBP, que também faz parte da organização do festival, sublinhou que a associação “esteve ao lado da confraria desde o primeiro momento”, frisando que o objetivo do evento sempre foi “desenvolver o produto e torná-lo uma âncora do turismo”.
Esta 3ª edição “é a prova de que esse objetivo está a ser alcançado”, concluiu João Marques.
Este ano, a ASTA – Teatro e Outras Artes também se associa ao certame, com a realização de dois espetáculos, nos dias 29 e 30, às 18:30.
Quanto à animação musical, o Festival do Pastel de Molho contará com as atuações do grupo Vozes do CAI, Desertuna e artistas locais.
O evento decorre no Jardim das Artes, entre as 18:00 e as 00:00.
O Festival do Pastel de Molho é organizado pela Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã, pelo Município da Covilhã e pela AECBP.
O Pastel de Molho da Covilhã é um produto gastronómico feito à base de massa folhada, recheado com carne, que é servido com molho de açafrão e que ficou “muito associado aos hábitos alimentares da classe operária das fábricas que marcam a história do concelho”.