Covilhã apresenta espaço do design em conferência internacional

A Covilhã está presente na XVI Conferência Anual da Rede das Cidades Criativas da UNESCO, que está a decorrer em Braga, apresentando às comitivas de todo o mundo uma exposição representativa do cluster do Design e do Têxtil.

Com cerca de 350 delegações de mais de 100 países, esta Conferência visa debater e partilhar ideias sobre o futuro da Rede.


Além das reuniões de trabalho, o evento também integra programa de atividades culturais, intitulado Be-Creative Ágora, com acesso totalmente livre à população, que tem como palco espaços públicos e culturais de Braga, nomeadamente, o Mercado Municipal, a Casa Rolão, o jardim do Museu Nogueira da Silva e o Theatro Circo.

Foi nesse âmbito que a Covilhã, única Cidade Criativa do país na área do Design, ficou responsável pela preparação do espaço localizado na Casa Rolão, onde desenvolveu, em conjunto com criadores e empresas do concelho, uma mostra que interliga o Design e o Têxtil, marcas identitárias da cidade.

Após o evento em Braga, o Município da Covilhã vai ainda acolher delegações oficiais de Cidades Criativas da UNESCO na área do Design, que vão estar na cidade entre os dias 5 e 7 de julho de 2024.

Bangkok (Tailândia), Greater Geelong (Austrália), Kobe e Nagoya (Japão), Kortrijk (Bélgica), Muharraq (Bahrein), Puebla e Queretaro (México) e Curitiba (Brasil), são algumas da Cidades Criativas do Design que vão visitar a Covilhã.

Para estes dias, a Covilhã preparou uma programação diversificada que abrange visitas orientadas a espaços emblemáticos da cidade e ao Estrela Geopark, também inserido numa Rede UNESCO. Os participantes vão ter, ainda, várias oportunidades de contactar com criativos, empresários e designers locais.