Depois de alguns dias com a temperatura mais amena, os termómetros voltam a subir a partir de amanhã, dia 15, e a região fica sob aviso amarelo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
À exceção dos concelhos de Pampilhosa da Serra e Idanha-a-Nova, os restantes 24 concelhos da Beira Interior estão com risco máximo de incêndio.
Recordar que é proibido fazer queimada extensiva sem autorização; proibido fazer queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia; proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito; proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas; é proibido usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.
O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, tendo em conta a temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Para amanhã, na Covilhã, estão previstos 35 graus de máxima e 17 graus de mínima. Para sexta-feira, dia 16, os termómetros deverão atingir os 38 graus de máxima e 18 de mínima.