2ª Edição de “Migrações e Desafios da Integração” a decorrer no Fundão

A 2ª edição do curso “Migrações e Desafios da Integração”, resultado de uma parceria entre a UBI, Câmara Municipal do Fundão e o ISCTE, está a decorrer na Academia Mais Integração – A+I, no Centro de Migrações do Fundão.

Segundo nota de imprensa, este curso é “uma iniciativa que se destina a melhorar a preparação de profissionais em matérias como políticas migratórias, aspetos burocráticos, desafios de acolhimento e integração de migrantes”.


À semelhança da 1ª edição, realizada em junho deste ano, o número de inscrições é significativo, contanto com a participação de 44 pessoas oriundas de todo o país.

No curso “Migrações e Desafios da Integração” estão presentes elementos da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo, ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho, Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e Instituto da Segurança Social, além de autarquias, agrupamentos de escolas, associações locais e entidades ligadas à saúde.

Os participantes do curso vão, até ao próximo sábado, dia 14, “adquirir conhecimentos sobre migrações, fluxos internacionais contemporâneos, indicadores estatísticos, quadros legais, políticas públicas e desafios da sua concretização e análise da complexidade do fenómeno migratório em Portugal”. Além disto, vão “desenvolver competências relacionais, de comunicação e de interação”.

O programa do curso engloba, além das sessões de trabalho, conferências nas quais os convidados vão fazer “abordagens de perfil académico” e testemunhar as “estratégias implantadas em diversos organismos”.

Entre a lista de convidados estão José Reis (AIMA), Sónia Pereira (ex-Alta Comissária para as Migrações), Inês Amaro (ISS), Nuno Sampaio (Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação), Peter Scholten (Universidade de Roterdão) e Paulo Pedroso (ISCTE). Da UBI, participam os docentes Alcides Monteiro e Amélia Augusto, do Departamento de Sociologia.