Penamacor Saúde: Regulamento final está aprovado

A versão final do regulamento de utilização do cartão “Penamacor Saúde” foi aprovada na reunião pública da Câmara Municipal na sexta-feira, dia 20.

Trata-se de um cartão que tem como finalidade “ser um complemento aos serviços prestados pelo SNS em Penamacor”, e fazer face às carências dos serviços básicos que ali existem.


António Beites, presidente da autarquia, recordou a falta de médicos de família existentes no concelho, e a indisponibilidade da ULS Castelo Branco para resolver a situação, como razões para avançar com esta medida, sublinhando que a população, cada vez mais idosa, que está sem cuidados de saúde.

Os serviços serão prestados por um privado, cujo concurso público está a decorrer, e incluem consultas de medicina geral e de especialidades médica, exames auxiliares de diagnóstico, analises clínicas, fisioterapia e transporte até ao convencionados. Todos os serviços serão totalmente gratuitos para os utentes.

Recordar que o cartão abrange todos os residentes, recenseados no concelho, há pelo menos três meses.

José Ramos, vereador que detém este dossier, não avançou com datas para o término do concurso, vincando que será “em breve”.

A versão final do regulamento será discutida na reunião da Assembleia Municipal de Penamacor, marcada para dia 26, às 19:30.   

O concurso público para a aquisição deste serviço, por um período de dois anos e com o preço base de 695 mil euros foi lançado em abril de 2024.

No caderno de encargos está prevista a criação de um espaço de saúde, nas instalações do antigo Millennium BCP, onde haja médico três vezes por semana, serviços de enfermagem e fisioterapia.