Em Trânsito recebe novo espetáculo “Catarina Eufémia” de Cláudia Gaiolas

A 5ª edição do Em Trânsito – artes performativas para novos públicos 2024, organizado pela Quarta Parede, inicia a 18 de outubro na Biblioteca Municipal da Covilhã com o espetáculo de teatro “Catarina Eufémia” de Cláudia Gaiolas, numa sessão dirigida a grupos escolares. No dia seguinte, 19 de outubro, às 15:00, o espetáculo vai ser apresentado ao público em geral.

Após ter dado a conhecer a história de Clarice Lispector no Festival Y#17 (2021), e de Carolina Beatriz Ângelo no Em Trânsito 2022, a Quarta Parede apresenta o novo espetáculo do Ciclo Antiprincesas: Catarina Eufémia, a camponesa que perdeu a vida a lutar por melhores condições laborais contra a ditadura do Estado Novo.


O Ciclo Antiprincesas teve início em 2017/18, inspirado na coleção de livros Antiprincesas editada pela Tinta-da-China e EGEAC, e foi ampliado para homenagear mulheres que marcaram a história. Também este propósito está presente na programação do Em Trânsito 2024, que traz a “vontade de nos aproximar, pensar e falar sobre e contra o silenciamento e a invisibilidade de quem dificilmente fica na História, através de um programa de espetáculos, espetáculos-oficina, sessões de contos e conversas”, avança a Quarta Parede, em nota de imprensa.

A decorrer até 21 de novembro, a programação acontece no Auditório do Teatro das Beiras, na Biblioteca Municipal da Covilhã e nos Salões Comunitários de Orjais e do Peso, e conta com 12 sessões de acesso gratuito para grupos escolares e público em geral.

Pode consultar toda a programação AQUI.