Fundão: Casa da Poesia Eugénio de Andrade participa em curso em León

A Casa da Poesia Eugénio de Andrade, representada por Pedro Salvado, Marta Ramos e André Mota Veiga, participou no curso “Antonio Colinas. Hacia donde va la poesía”, organizado pela Universidade de León e pelo Ayuntaminento de La Bañeza.

De acordo com nota de imprensa, António Colinas é dos maiores nomes da poesia espanhola contemporânea, autor de extensa obra poética e ensaística. Nascido em La Bañeza, cidade da província de Léon, aí foi fundada a “Casa de la poesia – fondo cultural Antonio Colinas”, instituição que propaga pelo mundo a vida literária e criativa do vate, onde também tem presença na sua exposição e biblioteca a poesia portuguesa.


“Eugénio de Andrade e a sua ligação às paisagens da Gardunha e à Povoa da Atalaia afirmam a Casa de Poesia situada nesta localidade, como um lugar referencial e projetivo de qualquer rota literária que surja na Beira Interior”, pode ler-se no documento.

Este itinerário encontra-se em gestação, enquadrado nas rotas de turismo literário, e vai “assumir uma coordenada transfronteiriça e um sentido ibérico que irá unir diversos tipos de instituições formados por Museus, casas de autores e da poesia ou locais de recitação poética, propondo-se a constituição, durante a apresentação, da criação de uma federação peninsular de Casas da Poesia”.

As atividade de ligação da obra de Eugénio de Andrade com a comunidade local, regional e com os públicos migrantes foram alguns dos temas apresentados.

António Colinas vai estar presente na próxima Primavera na Casa da Poesia Eugénio de Andrade.