Fundão: Cineclube Gardunha destaca cinema português em outubro

O cinema português está em destaque no mês de outubro na programação do Cineclube Gardunha, mês em que também se conclui o ciclo de “Filmes Rurais Americanos”, revela o Município do Fundão, em nota de imprensa.

No dia 8 de outubro, às 21h00, novamente n’A Moagem, vai decorrer uma homenagem a Luis Miguel Cintra, ator, encenador e fundador do Teatro Conucópia. Em “Verdade ou Consequência?”, sessão na qual a realizadora vai marcar presença, “Sofia Marques parte em busca do seu amigo e ator Luis Miguel Cintra; e Cintra em busca de si mesmo”, tal como refere a sinopse.


O dia 19 de outubro conta com duas sessões. Uma no Pavilhão Multiusos do Fundão, pelas 17:30, e outra na freguesia de Enxames, pelas 21:00.

A primeira, em parceria com o Festival Amália Rodrigues, vai exibir um documentário-homenagem a Amália Rodrigues, realizado por Manuel Mozos, em 2007. “Diva: Simplesmente uma homenagem” é constituído por material de arquivo, algum raro, canções e a presença da Diva musical. O realizador estará presente. Na segunda, vai ser exibido o filme “20.000 Espécies de Abelhas”, um “drama radioso, potentemente documental e político, carregado de subtis metáforas e muito delicado, com uma jovem atriz que é uma revelação: Sofía Otero”.

O fecho do mês e do ciclo de “Filmes Rurais Americanos” acontece no dia 29 de outubro, às 21h00, na Livraria Livros Tintos, onde vai ser exibido “um filme rodado ao ar livre, mais cavalos no centro de um drama”, de Budd Boetticher. Produzido nos anos 80, na quinta do realizador, com a sua família, os seus amigos e maioritariamente filmado em VHS, esta é a oportunidade de ver um filme, “raramente exibido em qualquer parte do mundo”.