A terceira edição da Semana Criativa da Covilhã, um dos principais marcos da agenda cultural municipal de 2024 e do Plano de Ação assumido pela Covilhã enquanto Cidade Criativa da UNESCO em Design, vai decorrer entre 8 e 14 de novembro e tem como temática “A Cidade e o Design”.
Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura na Câmara Municipal da Covilhã, anunciou, na apresentação da Semana Criativa, que o tema do evento tem como objetivo ligar a comunidade covilhanense e os visitantes da cidade à cultura do Design.
“Este tema tem a ver com o objetivo de atrair e ligar a comunidade para a cultura do Design. No fundo, ligar a comunidade ao projeto da Covilhã como Cidade Criativa do Design, mas para isso nós precisamos de ligar a comunidade ao Design em si. Embora o Design esteja em todos os espaços, em todos os momentos de todas as pessoas, a comunidade não identifica, de forma fácil, a presença e a relevância do Design e por isso precisamos de trabalhar este objetivo”, explica a vereadora.
Para além de ligar as pessoas ao Design, a Semana Criativa também tem como objetivo chamar a atenção da comunidade escolar e académica, bem como de empresas da área do design, de designers e de outras pessoas com relação às artes e à criatividade.
“Além dos públicos genéricos, que queremos despertar para o Design como uma área apelativa, criativa e fundamental na vida de todos, queremos também atrair a comunidade escolar ou estudantil, estamos a falar de agrupamentos, escolas, mas também estamos a falar da comunidade académica. Queremos também reunir especialistas na área do Design que partilhem e destaquem as suas atividades, os projetos, a importância do que criam e desenvolvem”, detalha Regina Gouveia.
A Sessão de Abertura oficial do evento acontece dia 8 de novembro, Dia Municipal de Cultura, e está prevista para as 15:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O destaque da Semana vai para a Exposição “Design Encaixa”, que vai ser exibida na Praça do Município, com curadoria de Vasco Pinho e participação das Escolas Secundárias Frei Heitor Pinto, Campos Melo e Quinta das Palmeiras e das Escolas profissionais Quinta da Lageosa e EPABI. Conta, ainda, com a exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos dos cursos de Design da UBI. Este projeto resultou do trabalho desenvolvido no âmbito da iniciativa Desafios Criativos, que juntou estas escolas e empresas que abrangem várias áreas do Design.
“Fomos às escolas, fomos às empresas e desafiámos as empresas a fazer um trabalho de mentoria criativa com as escolas. O que resultou desse trabalho vai ser exposto no «Design Encaixa». Desenhámos e preparámos umas caixas para serem umas vitrines de exposição destas peças”, explica Vasco Pinho.
O curador destaca que a exposição vai ser exibida na rua para que, 24 horas por dia, durante os dias da Semana Criativa, esta possa chegar a toda a comunidade.
“O que nós quisemos foi fundir a comunidade local com o setor empresarial e mostrar o resultado no espaço público. Achamos que o ideal não era exibi-lo numa galeria, mas sim na rua, para que as pessoas não fiquem indiferentes. E para que a exposição pudesse estar aberta estes 7 dias, 24 horas por dia, em que possa ser visitado, tanto pelas senhoras que vão ao mercado, como pelas pessoas que vão sair à noite”, refere Vasco Pinho.
Durante a semana vão ser dinamizadas oficinas com as escolas em parceria com o Município de Óbidos, que faz parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área da Literatura, e a Empresa Municipal Óbidos Criativa. Estas oficinas “relacionam a literatura, a manualidade e o artesanato com o Design”, afirma Regina Gouveia.
Nos dias 9 e 11 de novembro, acontecem as “Conversas com a Cidade” com a participação de designers do projeto “Desafios Criativos – Design Encaixa” e ainda o evento “Design com Sabor”, que conta com a participação de produtores de vinhos e licores, versando-se sobre a identidade gráfica e o design de produto nestas áreas de negócio, seguido de uma prova dos produtos apresentados pelas empresas. Regina Gouveia afirma que “estas empresas vão falar de como começaram em termos de Design de Marca e como evoluíram até ao presente”.
“O Design com Sabor foi pensado para perceber o que é que o Design faz por uma marca, por uma adega. Nós tentámos trabalhar com as adegas da região e ver como é que o Design transformou estas marcas, desde o início dos logótipos até agora onde eles estão. O que é que um rótulo influencia, tanto no preço do vinho como na qualidade”, acrescenta Vasco Pinho.
No domingo, 10 de novembro, vai estrear o documentário “Covilhã – Terra de Tecidos Memórias e Pessoas”, de Gonçalo M. Tavares, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Este documentário aborda “a Covilhã e a sua relação ao têxtil e ao Design”, esclarece a vereadora.
Na terça-feira, dia 12, vai decorrer uma conversa sobre Design e Processos Criativos baseados em Materiais Tradicionais na Galeria Luís da Cruz, com a participação da Academia Sénior. Ainda nessa tarde, no Teatro Municipal de Covilhã, vai ser apresentada, oficialmente, a Trienal Internacional de Design da Covilhã pela Ideias Emergentes – Produção Cultural, CRL, seguida de uma performance com Vivien Tauchmann e de uma conversa sobre o Design e as temáticas da Trienal com os curadores do evento, Vera Sacchetti e Frederico Duarte.
Durante os dias 13 e 14 de novembro decorre o “Industrial – Encontros com a Cidade Fábrica | Desígnios para a Cidade”, constituído por três painéis: “Arte e Património: Da Tradição ao Design”, “Arte e Património: Do Design à Sustentabilidade” e “Os Debuxadores e o Debuxo”, este último com intervenção de debuxadores da Covilhã e de Castanheira de Pêra. No Industrial são estabelecidos e colocados em destaque, de acordo com Regina Gouveia, “diálogos entre artes, design e património industrial”.
À Sessão de Encerramento da Semana Criativa da Covilhã, que tem lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 14 de novembro, vai anteceder a Assinatura do Acordo de Geminação com o Município de Castanheira de Pêra.
Organizado pelo Município da Covilhã, este evento cultural e educativo foca-se na valorização do Design e das Artes, aliados à Criatividade e à Sustentabilidade. “Nós continuamos a manter sempre a sustentabilidade como um eixo de criatividade de desenvolvimento importante”, assegura Regina Gouveia.
O orçamento para a terceira edição da Semana Criativa é de 45 mil euros, com financiamento do Centro 2030.
Pode consultar toda a programação AQUI.