AAUBI celebra 36 anos de “dedicação, coragem e união”

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) celebrou ontem, dia 24 de novembro, 36 anos de existência. João Nunes, presidente da AAUBI, destacou, durante a cerimónia de aniversário, uma longa história de “dedicação, coragem e união”.

No seu discurso, João Nunes recordou que, em 1988, foi criada “uma casa”, “um lugar onde os estudantes se pudessem sentir representados, apoiados e parte de uma comunidade” e que o propósito de uma “associação que fosse um espaço para todos” foi transmitido, de geração em geração, até aos dias de hoje.


“A AAUBI sempre foi a voz dos estudantes da Universidade da Beira Interior, desde a sua fundação, a missão tem sido clara: garantir que os estudantes sejam ouvidos, que as suas necessidades sejam atendidas e que os seus direitos sejam defendidos. Este compromisso tem sido o motor da nossa ação e de todas as lutas que enfrentámos ao longo dos anos. A voz dos estudantes nunca se calou”, acrescentou.

O presidente da AAUBI não escondeu que 2024 tem sido um “ano particularmente desafiante”, dadas as “dificuldades do acesso à habitação” e ao “aumento do custo de vida”, bem como “a pressão sobre as condições académicas” e a “pressão para acompanhar um ritmo de uma realidade em constante mutação”. Apesar das adversidades que os alunos atravessam, João Nunes acredita que as mesmas desafiaram e estimularam a capacidade de resposta da AAUBI e que, no fundo, a união permaneceu sempre.

Uma das maiores preocupações da AAUBI tem sido “reforçar a ação em áreas essenciais, com foco especial na questão relacionada com a saúde mental”, através da Bolsa de Apoio Psicológico e do projeto Altamente (em conjunto com a UBI), de modo a garantir que “cada estudante tenha as condições necessárias para atingir o seu pleno potencial e para que a sua experiência no Ensino Superior seja uma das mais enriquecedoras da sua vida”.

José Miguel Oliveira, vereador na Câmara Municipal da Covilhã e antigo presidente da AAUBI (ano letivo 2001-2002), assegurou que “é um orgulho enorme contar com uma associação como a Associação Académica da Universidade da Beira Interior no concelho”

“Foi na Associação Académica que grandes nomes do desporto, das engenharias, da política, deram os seus primeiros passos. Foi na Associação Académica que nasceram núcleos culturais e tunas que hoje são embaixadores da nossa cidade, do nosso concelho e da nossa região”, afirmou.

O vereador destacou a “inovação” e a “irreverência” da Associação Académica da Universidade da Beira Interior e o facto desta ser “percursora dos valores da participação, da democracia e da liberdade”. José Miguel Oliveira deixou o desafio de “continuarem a ser irreverentes” e pediu para “manterem o sonho”.

Mário Raposo, reitor da Universidade da Beira Interior, reforçou no seu discurso que “os alunos são a matéria fundamental” e que sem eles não existia universidade.

“Isto existe porque tem estudantes, para fazermos das pessoas cada vez melhores, para que cheguem cada vez mais longe e contribuímos todos, em conjunto, para a melhoria da nossa vivência em sociedade. É para isto que nós existimos, é para isso que vocês existem, é para isso que existem os professores, é para isso que existem estas paredes e é para isso que nós estamos cá: para todos, em conjunto, formarmos melhores pessoas e para mudarmos o mundo e fazermos um mundo melhor para todos”, destacou.

O reitor da UBI parabenizou a Associação Académica da Beira Interior, desejou um “excelente ano letivo” e uma “longa vida” e deixou, ainda, a mensagem para que todos os alunos nunca se esqueçam que “uma vez Ubianos, Ubianos para sempre”.

Da cerimónia de aniversário, fizeram parte entregas de prémios em diversas categorias. Venceu a categoria de “Inovação e Criatividade” a Beiras Airshow. A Green Mind foi a vencedora da categoria “Sustentabilidade”. Na categoria de “Integração” destacou-se o Projeto Recreativar da UBIPharma. A Ninf foi a vencedora da categoria “Presença Digital”. NelaUBI foi galardoada na categoria “Prémio Desportivo”. O NegiUBI levou para casa o prémio de “Inclusão e Diversidade”. O projeto Porto Seguro, da PsicUBI, destacou-se na “Responsabilidade Social”. O “Prémio Tradições” contemplou a MedUBI e a AeroUBI.

A cerimónia de aniversário decorreu sábado, dia 23 de novembro, pelas 18:00, no Auditório das Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior.