A Câmara Municipal da Covilhã tem “tudo pronto” para avançar com obras de cerca de 1.5 milhões de euros em várias infraestruturas ligadas à saúde, em todo o concelho.
O anúncio foi feito esta manhã por Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, durante a Assembleia Municipal sobre o tema saúde, um tema proposto pelo Grupo Municipal do PSD.
O autarca detalha que se irá investir no Centro de Saúde da Covilhã (422 mil euros), na Unidade de Saúde de Vila do Carvalho (71 mil euros), Centro Saúde do Teixoso (115 mil euros), Unidade de Saúde São Jorge da Beira (31 mil euros), Coutada (22 mil euros), ET da Covilhã (148 mil euros) e na Unidade de Saúde do Tortosendo (655 mil euros).
“Hoje, dia 25, estamos em condições de assinar o contrato de financiamento para estas obras”, disse.
O autarca falava no final da Assembleia Municipal temática sobre “Saúde no Município: Desafios e Estratégias. O presente e o futuro” que teve lugar esta manhã no Auditório Municipal.
Foi com este anúncio que Vítor Pereira respondeu à intervenção dos partidos da oposição, em que a critica ao mau estado das infraestruturas na área da saúde foi nota dominante.
Vítor Pereira frisa que durante os quase dois anos em que a autarquia tem a competência na área da saúde “não esteve à espera” e por isso “tem tudo pronto para avançar com as obras”.
“Fizemos os projetos, foram validados e estão pontos a avançar”, vincou.
Recordar que estas carências foram mapeadas pela ARS antes de a autarquia assumir a responsabilidade sobre os cuidados de saúde primários, o que aconteceu a 24 de janeiro de 2023.
Aos jornalistas, em julho de 2023, o autarca deu conta que a autarquia estava a realizar os projetos para depois submeter candidaturas aquele organismo, explicando que foi a forma que se encontrou para garantir o financiamento. O autarca detalhou que a Câmara Municipal será dona da obra, mas o financiamento será da ARS.
Já sobre a Unidade de Saúde Familiar a instalar no antigo Acondicionamento Têxtil, o presidente da Câmara disse hoje que o concurso público está na fase de análise de propostas, mostrando esperança que a obra possa ser adjudicada muito em breve.