O monumento Centum Cellas, no Colmeal da Torre, no concelho de Belmonte, entra na fase decisiva da eleição das Novas 7 Maravilhas de Portugal, na categoria História – Interesse Histórico. As votações decorrem entre os dias 8 e 15 de agosto, período durante o qual será escolhido apenas um candidato por categoria na zona centro para avançar para a Meia-Final Nacional.
O Município de Belmonte apela à mobilização da população para apoiar a candidatura daquele que considera ser um dos principais símbolos patrimoniais do concelho e da Beira Interior.
Em comunicado, a autarquia destaca que Centum Cellas é “um monumento único carregado de história, simbolismo e mistério”, representando “um legado cultural de valor inestimável para Belmonte e para a região”. Depois de já ter sido reconhecido pelo seu interesse histórico e turístico, o objetivo passa agora por alcançar uma maior projeção a nível nacional.
A Câmara Municipal sublinha que o apoio da comunidade será determinante nesta fase da competição, apelando à participação de todos para que “este símbolo da nossa identidade coletiva continue a ser reconhecido e valorizado”.
Os resultados desta etapa serão divulgados no dia 15 de agosto, durante a emissão em direto do programa Novas 7 Maravilhas de Portugal, transmitido pela TVI a partir de Anadia.
A votação pode ser feita através do número 761 207 028 ou da aplicação TVI PASS, tendo um custo de 1 euro, acrescido de IVA, por voto. O número atribuído à candidatura de Centum Cellas é o 028.
