“1993 – À Conquista da Torre” já começou. Mais de dois mil ciclistas sobem ao ponto mais alto de Portugal Continental 

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Hélio Fazendeiro, deu o arranque para a subida “À Conquista da Torre”, inserida na primeira edição do “1993 – À Conquista da Torre/Festival de Cicloturismo da Serra da Estrela”, que reúne mais de dois mil ciclistas na subida não competitiva entre a cidade e a Torre. 

Com as inscrições esgotadas em menos de 48 horas, a partida aconteceu às 08:30, no Complexo Desportivo da Covilhã, para um percurso de 26 quilómetros até aos 1.993 metros de altitude da Torre. 


Hélio Fazendeiro deu início à subida e revelou aos jornalistas que “foi uma feliz coincidência a aposta perdida do Olivier”, sendo que permitiu realizar este desafio na Covilhã e na Serra da Estrela. 

“Foi uma feliz coincidência esta aposta perdida do Olivier, que é uma força da natureza, que nos permitiu associar o seu desafio a esta intenção de valorização do desporto, da vida saudável, da natureza, da Serra da Estrela e organizar este evento que será garantidamente histórico e memorável. Para nós é um evento que podem colocar no calendário anual, entre o final do verão e o início do outono, o festival veio para ficar”, começou por dizer o autarca.  

As inscrições esgotaram em menos de 48 horas e neste momento mais de duas mil pessoas sobem ao ponto mais alto de Portugal Continental, a Torre, na Serra da Estrela. 

“Temos muito mais de duas mil pessoas aqui a fazer este desafio e é sobretudo este espírito desportivo, este espírito saudável de colaboração, de cooperação, de festa popular que o Olivier também preconiza, mas que nos motiva também nesta organização e de celebração do ciclismo e do desporto”, rematou o Presidente. 

Para Olivier Bonamici as classificações não importam. O essencial é as pessoas desfrutarem e promover um “belo momento de comunhão”, sendo que o seu objetivo é nunca desistir e terminar a subida em 4h30m.  

Antes da partida e muito emocionado, Olivier deixou ainda uma mensagem a todos os participantes para cada um seguir o seu ritmo e não ficarem apenas atrás dele. 

A subida inclui três metas de celebração no Parque do Pião, Penhas da Saúde e Torre. Depois da chegada, segue-se animação, entrega de prémios, música e o festival da cherovia. Amanhã, domingo, o dia é dedicado aos Social Rides de estrada, BTT e eBike, mantendo-se a Bike Expo aberta ao público. 

Recordar que o Festival 1993 nasceu de um desafio lançado por Olivier Bonamici em direto durante o Tour de France. O comentador de ciclismo comprometeu-se a subir de bicicleta da Covilhã à Torre, e o Município transformou a iniciativa num desafio coletivo, aberto aos cicloturistas, que acabou por mobilizar 1.993 participantes.