A Universidade da Beira Interior (UBI) acolheu os novos estudantes, num dia dedicado a várias apresentações e atividades, que terminou com um Sunset de Acolhimento no Jardim das Artes, para receber os vários alunos que escolheram a universidade, incluindo jovens da região.
Ana Paula Duarte, reitora da UBI, deu as boas-vindas a todos os estudantes, que marcaram forte presença no evento, salientando os alunos da região que decidiram ficar e escolher a universidade para estudar nos próximos anos.
“Quero também dirigir uma palavra especial aos estudantes que são desta região e que escolheram aqui ficar numa época em que tantas vezes se associa o sucesso à partida, vocês mostraram confiança na vossa terra e numa universidade de qualidade que existe aqui. A UBI orgulha-se de acolher quem chega de longe, mas também continua a ser uma escolha para os jovens da Beira Interior”, começou por dizer Ana Paula Duarte, durante a sua intervenção.

A reitora revelou que a UBI é uma universidade de proximidade e ninguém se vai sentir sozinho durante os próximos anos, sendo que vão encontrar uma comunidade acolhedora e sempre pronta a apoiar.
“Não estão sozinhos. A Universidade da Beira Interior é de proximidade. Aqui não são apenas mais um número, vão encontrar uma comunidade próxima, acolhedora e sempre pronta a apoiar-vos em cada passo do vosso caminho. A Covilhã e a UBI têm uma forma muito própria de acolher, como vão ver daqui para a frente. Esta é uma cidade que vive a universidade e é uma universidade que vive a cidade”, finalizou.
Também João Nunes, presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), recebeu todos os estudantes, afirmando que existem vários eventos preparados especialmente para o início do ano-letivo.
“Nós enquanto Associação Académica estamos cá para vos representar e preparamos várias das atividades que vocês realizam ao longo do ano. Temos vários eventos, principalmente agora no início do ano letivo desenvolvidos para vocês. Sejam eles recreativos, culturais, da área do voluntariado e desportivo”, informou o presidente da AAUBI.

O Dia do Acolhimento foi criado com o intuito de amenizar um dia que é de alguma preocupação e ansiedade, tornando-o numa forma de conhecer pessoas novas, colegas e núcleos. Helena Alves, vice-reitora para o ensino, assuntos académicos e empregabilidade da Universidade da Beira Interior quer que os novos alunos conheçam os vários grupos que existem na universidade.
“É um dia de muita alegria, mas também de alguma preocupação, ansiedade e foi por isso que nós criamos este dia. Para que vocês estejam aqui, conheçam pessoas novas, colegas do curso, os núcleos, os vários grupos que existem na universidade para se integrarem. Eu quero que vocês aprendam muito nas aulas, nos laboratórios, mas também quero que vocês aprendam fora das aulas, conheçam pessoas diferentes, novas formas de pensar, outros países, formas de estar e culturas.”
A marcar presença neste dia, que contou com um programa com diversas atividades culturais, recreativas e lúdicas, esteve Hélio Fazendeiro, presidente da Câmara Municipal da Covilhã. O autarca espera que os estudantes aproveitem os anos que vão passar na cidade e sobretudo que desfrutem, tanto da Covilhã, como da UBI.

“Encontrarão sempre em mim e na Câmara Municipal um ponto de contacto para vos ajudar e para vos apoiar nos desafios que quiserem desenvolver na vossa vida, seja do ponto de vista académico, associativo ou profissional. Desafiem-nos, venham ao nosso encontro e eu espero muito sinceramente que desfrutem da nossa cidade, da universidade e que sejam aqui muito felizes”, rematou o presidente.
Recorde-se que na abertura do sunset esteve ainda Afonso Gomes, provedor do estudante, que desejou uma “ótima jornada” aos novos alunos e afirmou que podem contar com o provedor para o que precisarem ao longo do desafio.
