Diabetes: Prevenir é o melhor remédio

Tomam posse esta sexta-feira, dia 11 de Janeiro, os novos órgãos diretivos da associação de diabéticos da Serra da Estrela, que tem sede na Covilhã. A cerimónia está marcada para as 20:30, na sede da agremiação.

Numa altura em que os números da doença são “assustadores”, com mais de 2 milhões de diabéticos em Portugal, mais de 8 mil na Cova da Beira 8% deles crianças, Vítor Fazendeiro, novo presidente da associação, disse à Rádio Covilhã que a prioridade para o mandato é a realização de ações que levem à prevenção da doença, nomeadamente “rastreios e colóquios a realizar nas escolas do concelho”. Apoiar os que já são diabéticos e evitar que outros “entrem neste ciclo” é o grande objetivo do elenco diretivo da associação, garante o presidente afirmando que” o plano de atividades para o próximo ano vai nesse sentido”. Os jovens são uma das faixas etárias que o preocupa, a associação “porá em prática um conjunto de ações que visam a mudança de hábitos de vida e a adoção de alimentação saudável, que são principais fatores de risco”, alerta.


A abertura diária da sede, o aumento do número de sócios para passar dos atuais 300 para 500 e tentar fazer com que “os que andam afastados regressem” são outras metas a atingir. Vítor Fazendeiro adianta ainda que pretende semanalmente estar na sede “para esclarecer dúvidas dos associados tanto sobre a doença como sobre as atividades da associação”.

Em termos financeiros a “situação não é preocupante, mas uma vez que vamos ter despesas com as atividades que queremos realizar, teremos que encontrar formas de a tornar sustentável”, esclarece ainda o dirigente. Vítor Fazendeiro explicou ainda que pretende em breve reunir com a autarquia “para em conjunto encontrarem uma solução para a sede, uma vez que o espaço que atualmente ocupam (antigo liceu na Covilhã) irá sofrer obras de beneficiação em breve”