Dupla de arquitetura da UBI vence prémio “We are Water”

Os estudantes de Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI) Janine Ayoub e Mantas Sevelkovas saíram vencedores da One Day Design Challenger, competição internacional promovida pela Roca.

A dupla de alunos foi a melhor do “Prémio We Are Water”, por valorizar as questões ambientais. “Uma proposta que considera a relevância do mundo em mudança e onde cada vez mais se percebe a importância de agir de modo sustentável”, segundo os seus autores.

A proposta escolhe não optar pela utilização da água da chuva ou da luz solar, fazendo antes uso de ambas. “Uma das casas de banho recebe a água da chuva, filtrando-a através da cobertura verde e reservando-a no subsolo. A outra capta a luz do sol através de um painel fotovoltaico, alimentando o conjunto energicamente durante a noite”, acrescentam os elementos da equipa.

Com este projeto, saíram vencedores da terceira edição do concurso que desafiou os 320 participantes – cerca de meia centena da UBI –, provenientes de todo o país, a projetar produtos inovadores para o espaço da casa de banho, em apenas 9 horas.

O objetivo desta iniciativa, que em Portugal teve lugar no último sábado, 16 de março, é promover e proporcionar visibilidade ao talento de jovens nacionais em arquitetura e design, originalidade, criatividade e praticidade.

Do júri do concurso fez parte Patrícia Santos Pedrosa, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, da Faculdade de Engenharia. 

Os vencedores do primeiro prémio de todas as edições estão convidados a participar numa grande final que terá lugar em Barcelona, em janeiro de 2020.