ASTA na Noruega para desenvolver projeto TIM

De 24 a 28 de abril, a ASTA estará em Bergen, Noruega, para mais uma etapa do seu novo Projeto Europeu, TIM – Theatre in Mathematics.

Financiado pela União Europeia, ao abrigo do programa Erasmus +, o objetivo do TIM é enfrentar os principais obstáculos na forma de ensino e aprendizagem da matemática, a nível da União Europeia. Ambiciona melhorar o ensino e aprendizagem da matemática, desenvolvendo uma nova metodologia – a Metodologia TIM – para o ensino da matemática, através de workshops de teatro e representação.  Através da combinação e aprofundamento de duas atividades que fazem parte do projeto: “Mathemart” – Brincando com a matemática e “Process Drama” – estimulando a mudança de papéis, perspetivas e aspetos da personagem no ensino da matemática.


O TIM será desenvolvido até 2021, é composto por um consórcio de cinco parceiros europeus, COREP – Centro de Teatro Social e Comunitário da Universidade de Turim, e DORS – Centro de Documentação de Promoção de Saúde da Região de Piemonte, ambos de Itália; HVL – Universidade de Ciências Aplicadas de Bergen, Noruega; Universidade Técnica de Creta, Grécia e ASTA – Teatro e Outras Artes de Covilhã, Portugal.

Em nota de imprensa a ASTA realça que com a deslocação a Bergen, a companhia “aumenta para 14, os países onde já desenvolveu o seu trabalho (Alemanha, Arménia, Argentina, Brasil, Costa Rica, Espanha, França, Itália, Marrocos, México, Noruega, Suécia, Turquia e Venezuela), tornando-a numa das companhias com maior presença internacional, numa lógica de valorização e difusão da língua e cultura portuguesa, ímpar entre pares”.