São esperados milhares na rua para ver as marchas passar

Pelo quarto ano consecutivo, após um interregno de 10 anos, 7 coletividades vão participar nas Marchas Populares – Cidade da Covilhã, que sairão à rua hoje e no dia 22.

O evento é organizado numa parceria entre o Município da Covilhã e o Grupo Desportivo da Mata e pretende repetir o êxito das últimas edições que levaram à rua milhares de pessoas.


O tradicional desfile decorre entre o Campo das Festas e a Praça do Município, com início marcado para as 21:30.

Na Praça do Município alunos de escolas da cidade irão apresentar um concerto de percussão, com instrumentos feitos com objetos reciclados, animando a praça até à chegada dos marchantes.

Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã, considera a iniciativa uma “boa prática cultural” classificando-a como “identitária do concelho”. O autarca realça ainda “a forte mobilização” que as marchas provocam, tanto no público “como nas agremiações que se superam para participar”. O autarca reforça “o convívio e a aproximação” que se consegue entre os integrantes de cada marcha, acreditando que “com a criação e os ensaios se constroem memórias para a vida”.

A organização espera dois “momentos importantes” de mobilização na cidade, que “mexe com a economia local”, uma vez que são esperados “milhares de espetadores nos dois dias em que as marchas se apresentam”.

Vão participar nas Marchas Populares deste ano, desfilando por esta ordem, Vitória de Sto. António, Grupo Desportivo da Mata, Rancho Folclórico da Boidobra, Grupo Desportivo Águias do Canhoso, Académico dos Penedos Altos, Oriental de S. Martinho e GIR do Rodrigo. Para a câmara municipal o investimento ronda os 23 mil euros, valor a dividir pelas associações participantes, a União de Freguesias da Covilhã e Canhoso contribui com 500 euros para