Depois do Campeonato Nacional, Joaquim Matias quer o Mundial

Realizou-se no pavilhão da Anil a primeira fase do Campeonato Nacional de Trauma, que se disputou ao longo do fim-de-semana, em organização dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, Câmara Municipal e Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento, sendo que Joaquim Matias, presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, aproveitou a ocasião para lançar um repto à ANSD para que em 2023, o Mundial de Trauma se realize na Covilhã.

Os Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz foram os grandes vencedores, tendo vencido as duas provas, Manobra Standard e Manobra Complexa. Na classificação geral, a equipa Trauma Team, da Covilhã, ficou em segundo, algo que para Leonel Felisberto, chefe de equipa, foi “conseguir o objetivo” e que a ida a Miami em 2020, ao campeonato do mundo, é um “objetivo assumido”. 

O chefe da equipa covilhanense considerou ainda justa a vitória dos homens da Figueira da Foz, salientando que “são eles os principais responsáveis pelo que hoje conseguimos fazer”.

O presidente da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento (ANSD), João Carolino, salientou que este é o “reconhecimento pelo trabalho que tem sido desenvolvido” e parabenizou a organização pelo evento.

Em competição estiveram 18 equipas, sendo que as restantes estarão na segunda fase, em Março, na Ilha do Pico, nos Açores.