O Fundão acolhe o II Congresso da Coesão Territorial, uma iniciativa da Comissão Política Nacional da Juventude Social Democrata e da Comissão Política Distrital de Castelo Branco daquela juventude. O evento terá lugar a 23 de novembro, no Casino Fundanense, e conta com os três candidatos à liderança nacional do PSD, anunciou hoje a JSD distrital em nota de imprensa.
Segundo os jovens laranja o congresso pretende “ser um espaço de análise e debate sobre a problemática das assimetrias regionais do país”. Para a JSD “urge encontrar soluções audazes e inovadoras para o desenvolvimento do território português, nomeadamente em zonas envelhecidas e de baixa densidade populacional”.
Na iniciativa estarão como oradores Ricardo Rio, que irá falar de políticas económicas na coesão territorial, Miguel Castro Neto, que irá apresentar o tema das novas tecnologias no desenvolvimento dos territórios, e Paulo Fernandes que falará sobre políticas sociais no Interior. Os trabalhos iniciam-se pelas 11:30. A sessão de abertura fica a cargo dos dirigentes locais da JSD e PSD, Cristiano Gaspar e Miguel Gavinhos, dos líderes distritais, Hugo Lopes e Luís Santos, e da Presidente da JSD Nacional, Margarida Balseiro Lopes.
A iniciativa termina com a apresentação das ideias dos três candidatos à liderança do PSD, Rui Rio, Miguel Pinto Luz e Luís Montenegro, que intervirão por esta ordem a partir das 16:30.