Ponte de esparguete aguentou 106,2 kg

Pedro Neto, que já tinha vencido no ano passado, conquistou o primeiro lugar no concurso “Humberto Santos” Pontes de Esparguete da UBI com a marca de 106,2 kg. João Correia, do mesmo curso venceu a categoria “Estética”.

A XIX edição do concurso decorreu a 29 de novembro, incluída no programa da International Conference on Engineering (ICEUBI 2019).

A estrutura criada por Pedro Neto estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica suportou uma carga de 106,20 kg, aumentando o peso suportado em relação ao ano passado, embora não tenha batido o recorde da competição que se situa nos 167 kg.

Os segundos e terceiros lugares da competição também foram alcançados por estudantes de Aeronáutica. A ponte desenvolvida por Marcos Pereira conseguiu a marca de 60,8 kg, enquanto a de Jorge Panagopoulos alcançou 48 kg.

Citado em nota de imprensa da UBI, Pedro Dinis Gaspar, presidente da Comissão organizadora do concurso, salienta o empenho dos 35 participantes no concurso, nas categorias resistência e estética dando enfoque “às diversas construções apresentadas por alunos da Academia Júnior de Ciências da UBI, além de todos os premiados na categoria “Resistência” serem do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica”.

Quanto à categoria “Estética”, João Correia (Eng. Aeronáutica), foi o vencedor, seguido de Cedric Soares (1.º Ciclo em Eng. Electromecânica) e Tiago Rodrigues (Eng. Aeronáutica).

O júri do concurso foi constituído por professores nacionais e estrangeiros. Do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI foi membro do júri o João Lanzinha. Os Professores estrangeiros que avaliaram a componente estética das pontes a concurso foram Leandro Di Gregorio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Fernando Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais.