Águas Termais do Centro têm potencial para tratamento de doenças da pele

As águas termais do centro são uma “mais-valia para tratamentos dermatológicos”, concluiu uma investigação em que participou um conjunto de investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI).

A investigação abrangeu 16 estâncias termais da rede Termas Centro e analisou os efeitos das águas face às principais bactérias e fungos que afetam a pele. A investigação revelou potencial para o tratamento de acne, dermatites ou psoríase.

Ana Palmeira de Oliveira, coordenadora da investigação na UBI, citada pela Agência Lusa, destaca o carácter pioneiro do estudo: “As indicações terapêuticas das águas minerais portuguesas têm incidido preferencialmente nos sistemas respiratório, reumático e musculoesquelético, existindo, até agora, poucas evidências científicas da eficácia destas águas nos problemas dermatológicos – uma lacuna a que este estudo veio responder”.

O trabalho abre a porta a possíveis aplicações das águas termais, podendo resultar no desenvolvimento de novos produtos da área da cosmética ou dispositivos médicos.

O estudo, realizado em conjunto com a Universidade de Coimbra e apoiado pela rede Termas Centro, foi publicado na revista científica “Environmental Geochemistry and Health”, órgão oficial da Sociedade Internacional de Geoquímica e Saúde Ambiental, que tem como autores vários investigadores da UBI.