Floresta Segura: GNR deteta 380 potenciais infrações no Fundão, na Covilhã a ação começou hoje

Um dispositivo da GNR está a percorrer toda a área do concelho da Covilhã, até à próxima terça-feira, para “georrefenciar todas as potenciais situações de infração” no que diz respeito ao cumprimento da lei de gestão de combustível. Trata-se da operação Floresta Segura 2020, que arrancou hoje com uma cerimónia simbólica na Praça do Município.

A ação dos militares é nesta primeira fase “essencialmente pedagógica” disse o Comandante Distrital Albino Tavares, esclarecendo que os “dados recolhidos serão transmitidos à Câmara Municipal e Juntas de Freguesia e aos interessados” e “será dado um prazo para resolução das infrações”, sendo que “só depois serão aplicadas coimas a quem não cumprir voluntariamente” vinca o responsável.

Esta é uma ação que já decorreu noutros concelhos. No Fundão foram detetadas “380 situações de potencial infração”, avança o comandante, afirmando que, a maior queixa dos “proprietários é o desconhecimento da lei”, o que, vinca, “justifica esta ação pedagógica”.

Presente na cerimónia que marcou o arranque da operação na Covilhã esteve o vereador da proteção civil, José Armando Serra dos Reis, que reconhece o importante “papel informativo” desta ação, afirmando que “os proprietários estão a agir de forma positiva”, mas este é um “trabalho difícil” porque não se pode fazer em dois ou três anos o que não se fez em décadas”. O autarca pediu atenção das autoridades para esta dificuldade.

Referir que todas as situações detetadas devem ser regularizadas até 30 de abril, findo esse prazo podem ser aplicadas coimas.