CICS-UBI realizou 93 testes na semana anterior, mas tem capacidade para mais

O laboratório que resultou da parceria entre o CHUCB e Cics-Ubi está já em funcionamento, em colaboração com o laboratório de patologia clínica do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, no diagnóstico da covid-19. Só nesta semana realizou entre 15 a 20 testes dia, tendo realizado no total 93 testes, até sexta-feira, explicou Sílvia Socorro, coordenadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde – UBI, salientando que “tinham capacidade para mais”.

A coordenadora realça que com este laboratório e com o programa de testes de diagnóstico “a Cova da Beira fica com uma maior capacidade de resposta”.

Sílvia Socorro, explicou que o laboratório, instalado no CHUCB , funciona com cerca de 20 a 30 pessoas voluntárias, desde docentes, funcionários, investigadores, alunos de doutoramento e licenciatura, divididas em três equipas rotativas, com 5 pessoas.

A equipa, diariamente, recebe as amostras que vêm do centro móvel de colheitas, acompanha o processo até ao resultado, seguindo depois o teste para a validação do hospital, pelo patologista e submetido no registo nacional, SINAVE.  

Recordar que a Universidade da Beira Interior (UBI) vai realizar testes de despistagem da doença covid-19 e disponibilizar os resultados às amostras obtidas nos utentes e trabalhadores dos lares e residências seniores. Este trabalho será feito sob coordenação do Instituto da Segurança Social (ISS) e resulta de uma parceria protocolada na passada sexta-feira, no UBIMedical, na Covilhã, com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.