Covid-19: Covilhanense ajuda a criar aplicação para verificar risco de contágio

O covilhanense Pedro Gomes, aluno do curso de Cibersegurança do IPG, é o mentor e coordenador do projeto que está a criar a aplicação “Camlion” (Camera Learning Vision), ao desenvolver uma tecnologia que permite verificar o risco de contágio pela Covid-19 em espaços públicos e privados. A equipa inclui especialistas nacionais e internacionais, entre eles Pedro Gomes e dois professores do Instituto Politécnico da Guarda, IPG.

De acordo com o jovem “o objetivo é a deteção de comportamentos de risco e a combinação dos mesmos com variáveis ambientais e geográficas de forma a conseguir determinar precisamente o risco de contágio naquele local”, explicou à agência Lusa.

O sistema “Camlion” é “compatível com qualquer dispositivo de recolha de imagem digital fixo (câmaras de segurança e câmaras fixas) e pode ser instalado de forma simples nos edifícios existentes”, acrescenta ainda o jovem. “Uma das nossas prioridades foi a privacidade e asseguramos que o nosso ‘software’ não guarda qualquer dado pessoal ou tipo de identificação”, disse.

A ideia foi apresentada no Hackathon Pan-Europeu #EUvsVirus, realizado no fim de semana pela União Europeia para encontrar soluções para serem aplicadas em tempos de pandemia e o retorno obtido “foi muito bom”.

“Neste momento, estamos à procura de empresas ou entidades públicas que queiram colaborar com o projeto. Ainda estamos limitados em termos de equipamentos, desenvolvemos tudo a partir de casa, com os nossos computadores pessoais, mas a aplicação funciona e com a ajuda certa pode ser aplicada em grande escala, tanto a nível nacional como a nível europeu visto que respeita o regulamento de proteção de dados”, disse.

A equipa que desenvolveu o projeto, para além de Pedro Gomes, inclui Fernando Melo Rodrigues e Filipe Caetano (professores no IPG), Pedro Coelho (aluno no Instituto Superior Técnico), Clarissa Pereira e Dimeji Mudele (especialistas em Computer Vision) e Leticia Lucero (investigadora de biologia molecular e celular).