Fundão também avança com testes rápidos a grupos de risco

A Câmara no Fundão vai realizar mais de 1.500 testes de despiste à Covid-19, que se direcionam essencialmente a funcionários e utentes de lares, GNR, bombeiros e profissionais de saúde do concelho, avança o Jornal do Fundão.

O autarca salientou que a medida visa dar um “contributo” para que, rapidamente, se possa “desmontar” qualquer situação de contágio nos grupos de maior risco, canalizando todas as energias para a resposta a eventuais situações. “Quanto mais rápido podermos fazer esse trabalho, seguramente, mais contribuiremos para o que possa ser o controlo desta pandemia que nos está a afetar de forma tão violenta no nosso país”, acrescentou, lembrando que o concelho ainda está numa fase com poucos casos (um sinalizado).

O investimento é de 50 mil euros e os testes começam a ser feitos terça-feira, aos funcionários do lar da terceira idade da Santa Casa da Misericórdia e aos Bombeiros do Fundão, sendo depois alargado a outras instituições. Ao longo de três a quatro semanas, vão ser realizados 1.500 testes rápidos e o município disponibilizará ainda mais 150 (não rápidos) para gestão da Autoridade de Saúde da Cova da Beira que engloba para além do fundão também a Covilhã e Belmonte.