BE associa-se às críticas à exploração de lítio na Argemela

O Bloco Esquerda junta-se aos vários partidos e movimentos que protestam contra a exploração de lítio na Argemela e enviou um protesto à Direção-Geral de Energia e Geologia onde especifica que “urge agir dada a manifesta vontade das populações e das autarquias diretamente implicadas de que a licença de exploração não seja concedida”. O pedido tem por objetivo o “indeferimento” do mais recente requerimento da celebração do contrato para a exploração mineira naquela área. Um pedido “em nome de um desenvolvimento económico e ambiental sustentável”, frisa o BE.

Entre os argumentos apresentados pelos bloquistas encontra-se “a crise demográfica da região” que, segundo explicam, pode ser invertida com fatores como a “qualidade de vida e ambiental”, que se perderá num cenário de exploração mineira.

O Bloco defende ainda que “os impactes ambientais e outros, provocados pela eventual extração de lítio e outros depósitos minerais são difusos, pelo que a análise desta reclamação deve ser feita em concomitância com as áreas adjacentes e próximas”.

Apresenta ainda “o facto de na região existir já um considerável passivo ambiental”, “as fundadas razões para duvidar da viabilidade económica e ambiental do projeto proposto”, “as dúvidas apresentadas em estudos, pesquisas e relatórios efetuados sobre o aproveitamento económico do depósito mineral ou o elevadíssimo consumo de água que a atividade exigiria”, como razões para o indeferimento do pedido de extração.