Governo confirma reabertura do comercio até 200m2 e proíbe ajuntamentos de mais de 10 pessoas

O Governo confirmou hoje a reabertura do comércio local na próxima segunda-feira, dia 4 de maio, desde que os espaços tenham até 200 metros quadrados de área e com porta diretamente aberta para a rua

No anúncio oficial do Primeiro-ministro António Costa, foi também indicado que as livrarias e os stands de automóveis reabrem, independentemente do seu tamanho, assim como cabeleireiros, barbeiros, esteticistas e similares, mas mediante marcação prévia. Abrem também repartições públicas, mas com marcação.

O primeiro-ministro afirmou também que vai ser obrigatório o uso de máscaras comunitárias em espaços onde exista maior concentração de pessoas, caso dos transportes públicos, dos estabelecimentos comerciais e das escolas.

Os alunos do 11.º e 12.º anos terão de usar máscaras quando regressarem às escolas, a 18 de Maio, uma medida que não se aplicará às crianças que voltem a frequentar as creches e jardins-de-infância.

Há ainda autorização também para desportos individuais ao ar livre, sem ser em competição.

Por outro lado, os ajuntamentos com mais de 10 pessoas são proibidos a partir de 4 de maio, mantendo-se o dever “de recolhimento domiciliário” para a população em geral, segundo o plano de desconfinamento hoje aprovado pelo Governo.

O plano estabelece o confinamento obrigatório para pessoas doentes com Covid-19 e em vigilância ativa e o “dever cívico de recolhimento domiciliário”.

De acordo com o plano divulgado hoje após reunião do Conselho de Ministros, estão proibidos os eventos ou ajuntamentos com mais de 10 pessoas.