Remodelação da zona da Goldra avança com parceria entre UBI e CMC

A Universidade da Beira Interior e a Câmara Municipal da Covilhã assinaram um memorando de entendimento para a revitalização do Parque da Goldra que vai permitir à UBI ter “o acesso a terrenos que não estão devidamente aproveitados”, explicou o reitor da instituição, António Fidalgo, durante a sessão.

Com este protocolo, a autarquia compromete-se a prolongar a avenida do Biribau, desde a base do elevador da Goldra até aos terrenos da UBI próximos da Biblioteca Central.

A autarquia vai também edificar uma escadaria que irá servir como alternativa ao elevador da Goldra, uma obra que Vítor Pereira espera ter pronta até ao fim do ano.

Com este protocolo, Universidade da Beira Interior tenciona criar um Plateau de Cinema, um investimento de cerca de 450 mil euros que será “um caixote de cimento” para filmagens, com salas de trabalho e gabinetes de docentes, explica o reitor.

O Plateau de Cinema vem “colocar este âmbito das artes num novo patamar, uma das áreas que temos em franca expansão e uma das valias da universidade”, vinca António Fidalgo.

Este memorando de entendimento vigorará até final do ano de 2022, data limite para que o município concretize a obra de construção do arruamento, um ano “meramente indicativo” refere Vítor Pereira, pois a vontade é que “esteja tudo concluído o mais rapidamente possível”.