PCP reivindica apoios para produtores de cereja

O PCP quer que o Governo adote medidas para apoiar os produtores de cereja da região face às quebras superiores a 50% que se perspetivam para este ano, frisa o partido em pergunta enviada pelo grupo parlamentar na Assembleia da República.

“Face a esta situação, que se soma às dificuldades existentes devido à pandemia da Covid-19, é necessário que o Governo apoie os agricultores. Deixar nas mãos dos seguros não é solução, porque muitos agricultores não dispõem das condições que são exigidas para fazerem o seguro, ficando numa situação de enorme fragilidade. É, pois, da maior importância que o Governo garanta apoios aos agricultores de forma a salvaguardar o seu rendimento, bem como a capacidade produtiva”, lê-se na questão.

Subscrita pelos deputados Paula Santos e João Dias, a questão é dirigida ao Ministério da Agricultura e salienta que as quebras estão relacionadas com as “condições climatéricas extremas no final de março e início de abril”.

Lembrando que nesse período se registaram “nevões tardios, gelo, chuva, granizo e temperaturas muito baixas”, o PCP destaca que este ano a produção no concelho do Fundão não deverá ultrapassar as três mil toneladas, quando em anos normais ronda as sete mil.

Perante isso, o PCP frisa as “prejuízos muito elevados” e a perda de rendimento que os produtores terão de enfrentar e questiona o Governo sobre se está a acompanhar a situação.

O PCP também quer saber se a tutela já está a proceder ao levantamento na região da produção que foi efetivamente destruída e quais as medidas que “pretende adotar para apoiar os agricultores, de forma a assegurar o seu rendimento e o potencial de produção para o futuro”.