A Mutualista Covilhanense é uma das seis vencedoras do programa “Mais Ajuda” com o seu projeto “Mutualista com as Crianças nas Aldeias” que é “uma reedição de um programa de saúde infantil que a associação executou há uns anos, mas agora com mais uma vertente associada, a da educação ambiental, e direcionada para as freguesias rurais do concelho”, anunciou a instituição em comunicado”.
Os vencedores foram anunciados ontem, no programa “Nunca é Tarde” da Rádio Renascença, uma das parceiras do projeto. A Mutualista Covilhanense vai assim receber 22.500 euros para concretizar o projeto que vai ser implementado a partir de setembro e “envolverá um total de 90 crianças, 30 do pré-escolar e 60 do 1º ciclo do ensino básico”.
Citado na nota, Nelson Silva, presidente da direção da Mutualista Covilhanense considera ser “uma grande honra para a associação vencer este programa”, referindo que “este era um projeto que tínhamos muita vontade de concretizar, até porque a primeira edição do Mutualista com as Crianças em 2016 centrou-se na sede de concelho e agora, graças ao Mais Ajuda, iremos levá-lo às crianças das aldeias”.
“Mutualista com as Crianças” contará com vários parceiros e assentará na realização de workshops e sessões temáticas sobre alimentação, saúde oral, saúde visual, proteção solar e emoções, ministrados por profissionais de saúde, aos quais se juntarão nesta edição, paralelamente, sessões ligadas à área do ambiente e à problemática das alterações climáticas. Estas sessões de educação ambiental serão realizadas com recurso a uma ferramenta educativa que será testada no âmbito do projeto. Trata-se de um videojogo de aventura em 3D, denominado de “Clean World”, desenvolvido pela Inklusion, uma empresa da Covilhã.
O Programa Mais Ajuda 2020 é dinamizado pelo LIDL, em parceria com as rádios Renascença, RFM, Mega Hits e com a empresa Beta-I, e contou com cerca de 700 candidaturas.