UBI: Mário Raposo entra na corrida a reitor com o movimento “Servir (+) UBI”

A eleição do próximo reitor está prevista para os primeiros meses de 2021. Antes, entre outubro e novembro de 2020 irá decorrer o ato eleitoral para o Conselho Geral (CG), órgão constituído por 29 elementos, entre professores, alunos, funcionários e personalidades externas à universidade, a quem cabe, por voto secreto, escolher o novo dirigente máximo da UBI para um mandato de quatro anos.

“Servir (+) UBI” é o terceiro movimento que surge a concorrer ao Conselho Geral para eleger o próximo reitor da Instituição. Entre os nomes dos 17 subscritores está Mário Raposo, que desde há muito é apontado como candidato.

O Movimento “Servir (+) UBI” apresenta as linhas gerais do que pretende para o futuro da instituição na internet, em página oficial onde “manifesta satisfação com as realizações do passado” e vinca que o grupo acredita que “pode fazer mais e melhor”. “Evoluir é o nosso compromisso. Este consubstancia-se em seis pilares orientadores da ação futura da UBI”, especifica o texto.

Sustentabilidade (+); Empreender (+); Reforçar (+); Valorizar (+); Inovar (+) e Requalificar (+) são as prioridades apresentadas em acrónimo.

Destes 6 “pilares” apenas 3 estão já disponíveis on-line. Na área da Sustentabilidade, o movimento afirma que “deve também passar pela preocupação com o ambiente interno de estudo e de trabalho” e especifica que “tal implica um redesenho da organização, no sentido de incluir e aprofundar práticas concretas de desenvolvimento sustentável, não só internamente, como na articulação com a comunidade envolvente e a sociedade no geral”

Destaque também para o item “Reforçar” em que a equipa se propõe conseguir um “maior número de estudantes, através do reforço de alunos em cursos de 1º ciclo e crescimento efetivo do número de cursos e alunos de pós-graduação; maior internacionalização da Universidade, atraindo estudantes, investigadores e docentes de qualquer parte do mundo”. Concluindo que “reforçar o crescimento é refrescar a Universidade”.

Mário Raposo junta-se assim a Ana Paula Duarte que em fevereiro apresentou o movimento “UBI com Futuro”, sendo o primeiro a surgir on-line.

No seio da academia também Abel Gomes, que integra o movimento “A Nossa UBI” apresentou, no mesmo mês, as linhas mestras da sua candidatura.