Covilhã: ASTA integra projeto europeu que combate a violência de género através da arte

A ASTA – teatro e outras artes, está sem Sevilha, Espanha, para o arranque de mais um projeto internacional de pesquisa e investigação. Intitula-se DEEP ACTS – Developing Emotional Education Pathways and Art Centered Therapy Services Against Gender Violence, e tem como objetivo utilizar as artes contra a violência de género, anuncia a associação que tem sede na Covilhã e que participa na iniciativa em representação de Portugal.

O DEEP ACTS é financiado pelo Programa Direitos Europeus, Igualdade e Cidadania, e tem a duração de dois anos. Será desenvolvido numa parceria transnacional que envolve estruturas de três países, Espanha, Itália e Portugal.

Segundo a nota de imprensa, o projeto irá basear-se na educação emocional e na arteterapia para criar metodologias que previnam a violência de género.

O projeto tem diversas ações ao longo destes dois anos, que vão decorrer nos três países. Serão ministrados vários workshops e proferidas várias conferências, e ao nível artístico, será criada uma peça de teatro, um vídeo documental e uma exposição.

O consórcio europeu que se juntou para construir e desenvolver o DEEP ACTS, é liderado pela associação italiana Bus Stop, de Turim; a cooperativa espanhola RUMBOS, de Sevilha; as associações italianas Nuovo Comitato, de Gubbio, criada pelo Nobel da Literatura Dario Fo e a Nuovi Linguaggi, de Loreto, a que se junta a ASTA, da Covilhã, em representação de Portugal. Colaboram ainda no projeto a Associação Espanhola de Educação Emocional e a Associação de Mediadores Interculturais da Roménia.

Além do DEEP ACTS, a ASTA tem em desenvolvimento mais três projetos europeus de investigação, que juntam as artes a várias áreas da sociedade: o RapKOUR, projeto que utiliza o rap e o parkour contra a exclusão social, com parceiros de França e Itália; o TIM – Thetare in Mathematics, que visa a utilização do teatro como ferramenta de ensino da matemática, e que tem como parceiros a Universidade de Turim, na Itália, a Universidade de Creta, na Grécia e a Universidade de Bergen, na Noruega; e ainda o projeto ESCAPE, que com o teatro, a dança e a música pretender fomentar novas metodologias de ensino dentro dos estabelecimentos prisionais, e conta com parceiros italianos e espanhóis.