Escritor natural do Ferro vence prémio Vergílio Ferreira

João José Afonso Madeira, natural do Ferro recebe hoje, em cerimónia marcada para as 17:00, o prémio literário Vergílio Ferreira 2020, na categoria romance, atribuído pelo município de Gouveia. O escritor concorreu ao prémio o pseudónimo de Chlara De Thé.

A sessão tem lugar na sala da Assembleia Municipal de Gouveia e a obra premiada, “Senha Número Trinta e Quatro”, será apresentada por Alípio de Melo, presidente do júri, que avaliou «cerca de uma centena de obras», refere o município em nota à imprensa.

O prémio, no valor de 5000 euros, foi instituído pelo Município de Gouveia em 1997 e pretende homenagear o escritor Vergílio Ferreira, natural da freguesia de Melo, concelho de Gouveia e promover a criação literária. O prémio tem atribuição bienal nas categorias de romance ou ensaios literários.

João José Afonso Madeira, natural do Ferro, tem publicados “Inter Lapidem” (2011); “O Rio Que Corre na Calçada” (2014); “O Jardim da Dona Gertrudes” (Infantil – 2014) e “A Lenda Desconhecida de Francisco Caga-Tacos” (2014). Colaborou em várias colectâneas de Contos, das quais destaca “Portugal Profundo” pela reunião de vários autores nacionais.