Aluna da UBI recebe bolsa para criação de vacina contra a Covid-19

Dalinda Eusébio, aluna de doutoramento em Biomedicina na Universidade da Beira Interior recebeu uma bolsa de investigação para o desenvolvimento de uma nanovacina preventiva e terapêutica contra a Covid-19 no âmbito do concurso DOCTORATES 4 COVID-19 da Fundação para a Ciência e Tecnologia, anuncia a UBI no seu site.

Dalinda Eusébio ficou em terceiro lugar com o projeto “Mannosylated minicircle DNA nanovaccine against COVID-19”, sob orientação científica das investigadoras Ângela Sousa e Diana Costa, ambas do CICS-UBI e do Professor Zhengrong Cui, da Universidade do Texas em Austin (UT Austin, EUA).

Este projeto insere-se na área de investigação do grupo Biofármacos e Biomateriais (BB) do CICS-UBI e tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma nanovacina preventiva e terapêutica contra a doença COVID-19.

Para tal, serão explorados processos biotecnológicos para a obtenção de um vetor de DNA inovador, o DNA minicircular (mcDNA), que “vai codificar as proteínas antigénicas “Spike” e “Nucleocapsid” do coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). As vacinas de DNA são mais seguras e eficientes, por transportarem somente a informação genética do antígeno, mais estáveis e fáceis de produzir do que as vacinas convencionais”, descreve a academia.

Por fim, serão realizados estudos de imunização em ratos, através da nebulização do pó seco diretamente na cavidade nasal, para avaliar a capacidade desta nanovacina induzir as respostas imunes pretendidas contra as proteínas antigénicas do SARS-CoV-2. Espera-se que “este tipo de administração aumente a eficiência da vacina uma vez que a cavidade nasal é a via de entrada primária do vírus”. A conversão da vacina em pó seco “irá fornecer uma modalidade de vacinação mais atrativa, reduzindo o risco biológico, a dor e o stress causado pelo uso de agulhas”, e obter uma formulação “mais estável que vai dispensar a necessidade de refrigeração durante a sua distribuição e armazenamento, que pode chegar a inflacionar até 80% do custo da vacinação”.

Além desta bolsa, a FCT selecionou ainda a proposta da aluna da UBI Jéssica Nunes, que se encontra a trabalhar no projeto “REACTing: G-quadruplex REcognition by SARS-CoV-2 SUD proTein during infection”.

O trabalho tem orientação de Carla Cruz (CICS-UBI), e Sara Richter, do Departamento Molecular Medicine, University of Padua (Itália).