UBI: Curso de Engenharia Civil reformulado e com bolsas atrativas para novos alunos

A oferta formativa na área da Engenharia Civil foi renovada pela Universidade da Beira Interior, com o Mestrado Integrado a ser substituído por um curso de 1º Ciclo (três anos) e a criação de um novo mestrado na área, anuncia a UBI no seu site.

Estas alterações “adequam a oferta formativa à tendência atual do Ensino Superior e permitem disponibilizar aos alunos cursos mais atrativos, mantendo o rigor científico que caracteriza a UBI neste campo”, descreve a academia no documento.

O 1.º Ciclo em Engenharia Civil tem disponíveis 20 vagas no Concurso Nacional de Acesso que começa no dia 7 de agosto. Foi criado para “assegurar aos estudantes uma formação especializada em Engenharia Civil de nível internacional e, no final, terão capacidade para assumir elevadas responsabilidades na conceção de soluções de engenharia, servindo o interesse da sociedade em geral e o seu desenvolvimento sustentável”.

Para incentivar a frequência deste curso destinado a preparar profissionais com uma procura crescente, a UBI criou um conjunto de apoios financeiros que vão desde a atribuição de uma bolsa no valor da propina até três anos e um ano de alojamento gratuito nas residências universitárias. Este benefício contempla os três melhores candidatos colocados no CNA, com nota de candidatura superior a 14 valores. Os seguintes três candidatos com melhor nota de candidatura receberão uma bolsa que isenta do pagamento de propinas durante três anos.

Quanto ao novo Mestrado em Engenharia Civil, terá início no próximo ano letivo, apostado numa formação mais especializada, onde os estudantes podem contactar ainda com projetos nacionais e europeus (IDIaqua, REMINE, ASHES) e internacionais (CARPTUR) e ter acesso a conferências internacionais de grande interesse atual (Geotecnia Ambiental, STARTCON19, CIRMARE2020).

Ambas as formações foram acreditadas pelo período máximo previsto por lei (seis anos) pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, o que demonstra a “elevada qualidade do corpo docente, das matérias que fazem parte dos planos de estudos e dos laboratórios de apoio ao ensino e investigação, além das estruturas complementares disponíveis”.