Pandemia condiciona comemorações dos 150 anos da Covilhã

Não sendo possível comemorar da forma “impactante” que a autarquia pretendia os 150 anos de elevação da Covilhã a cidade, a mesma optou pelas comemorações possíveis face ao período pandémico que se vive, num programa que se estende desde o dia 1 de outubro até 31 de dezembro, com vária iniciativas que vão desde concertos a inaugurações, palestras e caminhadas, disse hoje, Vítor Pereira, presidente câmara, em conferência de imprensa.

As comemorações iniciam-se no dia 1 de outubro, com a 4ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta, que parte da Guarda e chega até à Torre, na Serra da Estrela.

No programa, entre outras iniciativas, destaque para o dia 10 de outubro, e para a primeira conferência, de um ciclo sobre a cidade que irá decorrer nestas comemorações, que terá lugar às 15h, no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, com o tema “A Covilhã do trabalho”, onde irão, entre outros, participar António Rodrigues Assunção, José Augusto Espírito Santo e ainda a coordenadora da CGTP-IN Isabel Camarinha.

Dia 10 e 11 de outubro, realiza-se a Rampa Serra da Estrela a contar para o Campeonato Portugal de Montanha.

Já o grande destaque do programa vai para o dia 20 de outubro, dia do aniversário da cidade, às 10h15, tem lugar a sessão solene comemorativa, que vai ser realizada nos Paços do Concelho e onde está integrada a homenagem “A individualidade e instituições covilhanenses”. Nesse dia destaque também para a inauguração do edifício do antigo liceu, que foi reabilitado e que agora acolhe o Centro de Inclusão Social. Ali irão estar as áreas municipais da ação social, saúde, cultura e educação.

Nestas comemorações, vai ser ainda inaugurado o miradouro da Varanda dos Carqueijais, uma obra no âmbito do desenvolvimento do projeto da rede de miradouros da Covilhã, este vai ser o primeiro de cinco a ser inaugurado.

Depois tem lugar a segunda conferência, deste ciclo de conferências sobre a cidade, vai ser no salão nobre dos Paços do Concelho, dia 20, às 15h30, “A Covilhã antiga e o seu património”, onde participam António dos Santos Pereira e Maria da Graça Vicente. Ainda nesse dia, na receção dos Paços do Concelho, será descerrada uma placa comemorativa de elevação da Covilhã a cidade. O dia termina com um concerto no salão nobre.

No dia 24 de outubro, haverá uma serenata à Covilhã, por tunas académicas da UBI, nos Paços do Concelho, às 21 horas.

Já no dia 31, destaque para a inauguração de um painel de homenagem à cidade, a ser colocado nos Paços do Conselho, trata-se de um painel em azulejos, feito pelo covilhanense Telmo Guerra, que reside na Suíça.

Ainda nestas comemorações que se estendem até dezembro, mais uma conferência internacional sobre cultura, território e desenvolvimento, no âmbito do “Industrial- encontros pela cidade fábrica”, que vai decorrer no New Hand Lab, no mês de novembro e onde participa a diretora regional de cultura do centro.

Já em dezembro, terá lugar a terceira conferência, do ciclo de conferências sobre a Covilhã, denominada de “Covilhã, cidade do futuro”, ainda não tem dia marcado, mas pretende ser uma reflexão sobre o futuro e o destino da cidade, que tem organização de Pedro Guedes de Carvalho.

O programa ainda não está fechado poderá sofrer alguns acertos, vincou o presidente da câmara. No que respeita à pandemia, esclareceu também que, todos os eventos que envolvem público serão transmitidos via streaming.