PCP pede esclarecimentos ao Governo sobre cortes da CIMBSE no apoio aos transportes

Os deputados do PCP na Assembleia da República questionaram o Governo quanto às garantias de direito à mobilidade das populações da Cova da Beira e da Serra da Estrela, refere em documento enviado à nossa redação.

A questão relaciona-se com a decisão da CIM Beiras e Serra da Estrela de “limitar o apoio à aquisição de passes de transporte a pessoas em situação de carência económica comprovada”, medida que “coloca em causa a mobilidade das populações”.

No documento, o PCP recorda que a CIMBSE apoiava em 40% a aquisição de passes normais e em 60% se o utente tivesse mais de 65 ou menos de 23 anos, apoio que “já era limitado” e questiona o governo sobre “que medidas vai tomar para assegurar a mobilidade das populações na Cova da Beira e Serra da Estrela”. 

O PCP considera “fundamental o reforço do investimento na promoção do transporte público, devendo o Governo assumir a responsabilidade de reforçar a dotação orçamental para as comunidades intermunicipais.

“O reforço do transporte público é um elemento central para a coesão territorial e o desenvolvimento regional”, termina ainda o documento.