Liga Portuguesa Contra o Cancro promove “Outubro Rosa”

No mês de Luta Contra o Cancro da Mama, empresas e diversas instituições da Região Centro são convidadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro a organizar e/ou participar em atividades. A iniciativa tem o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro da mama, informa a Liga em nota de imprensa.

Segundo explica haverá atividade ao longo de todo o mês, algumas reformuladas em relação a anos anteriores devido à pandemia.

Uma das ações a desenvolver é a iniciativa “Pequenos Passos Grandes Gestos que vai já para a 10 edição e que decorre simultaneamente na Covilhã, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

Este ano a iniciativa contará, sempre que possível, com a presença de voluntárias nos pontos habituais de partida destas caminhadas solidárias, locais onde se procederá à informação, sensibilização e disponibilização dos materiais da campanha “Outubro Rosa”.  

Será uma forma simbólica de realizar o evento, que terá lugar a 3 de outubro.

O movimento conhecido como Outubro Rosa (Pink October no original) nasceu para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.

Recordamos que o cancro da mama é o tipo de tumor mais comum na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem) e o segundo mais frequente em todo o mundo, de acordo com os últimos dados da International Agency for Research on Cancer (GLOBOCAN).

Apesar de não ser um dos mais letais, em 2018, registaram-se cerca de 2,1 milhões de novos casos e mais de 625.000 mortes por cancro de mama, a nível mundial. Em Portugal, em 2018, foram identificados mais de 6.900 novos casos e cerca de 1.800 mortes por esta causa em Portugal.