Centro Comunitário do Peso vai cuidar de pessoas isoladas na “Corda do Rio”

O projeto “Cuidar em Casa” do Centro Social e Comunitário do Peso conseguiu financiamento da Fundação BPI La Caixa Rural 2020, anuncia a instituição em nota de imprensa, acrescentando que irá avançar a partir de janeiro.

O documento explica vai ajudar cerca de “50 pessoas isoladas nas freguesias da Corda do Rio, com uma equipa multidisciplinar constituída por animador, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo e um coordenador de projeto”.

A direção do Centro explica que é “um projeto inovador” que mudará “a realidade do Serviço de Apoio Domiciliário em Portugal”.
Vai ter início em janeiro de 2021 tem a duração de um ano.

O objetivo é “combater a evolução de patologias que degradam a qualidade de vida do idoso, acentuam a sua perda de autonomia e antecipam a necessidade de institucionalização”, explica a nota de imprensa, salientando que “será alternativa ao reforço da capacidade em ERPI” que tem “uma lista de espera de 77 idosos e facilitará a cooperação e a cultura de voluntariado como instrumentos complementares para a solução de problemas sociais”.

O “Cuidar em Casa” representa um investimento de cerca de 67 mil euros e conseguiu um financiamento de 35.880 euros da Fundação BPI La Caixa.