Jornada Mundial da Juventude “arranca” dia 23 na Covilhã

A Diocese da Guarda vai iniciar a missão rumo à Jornada Mundial da Juventude, JMJ, que se realiza em 2023 em Lisboa, com uma iniciativa a ter lugar no dia 23, às 21 horas, na capela de São Martinho, na Covilhã.

O momento servirá para apresentar a equipa diocesana, que é composta por cerca de 20 pessoas, e liderada pela covilhanense Sandra Soares, professora da UBI, avançou o Arcipreste da Covilhã/Belmonte à RCC, Luís Freire. A sessão será animada por um grupo de jovens da diocese e transmitida em direto nas redes sociais.

Para o dia 28 de novembro está previsto o lançamento “simbólico” da missão da Diocese com a “abertura da porta da Sé”, na Guarda, fazendo alusão ao lema da Missão “porta da JMJ”, que se inspirou na fronteira de Vilar Formoso por onde “entrarão milhares de jovens rumo à JMJ”, explicou ainda Luís Freire. Esta cerimónia contará com a presença de D. Manuel Felício, Bispo da Diocese.

O Comité Organizador da Diocese, para além de motivar os jovens da região para a Jornada, está também a preparar as “pré-jornadas”, que pretendem “acolher jovens estrangeiros que vêm com dias de antecedência e que querem conhecer o país” explica ainda o Arcipreste, vincando que “estão estabelecidos já quatro pontos onde poderão acontecer”, nomeadamente em “Seia, Guarda, Covilhã e Fundão” e que terão um “programa próprio para o acolhimento destes jovens estrangeiros, para lhes dar a conhecer a região”.

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro dos jovens do mundo inteiro com o Papa, estava inicialmente prevista para 2022, mas a pandemia obrigou ao seu adiamento para 2023.

O logótipo da Diocese da Guarda, “PortaDaJMJ2023”, “mostra as nossas montanhas, com uma estrela, a representar a Serra da Estrela, ícone da região”, explica o comité organizador na sua página. Frisa que a porta, no nome da Guarda, é o símbolo que significa “uma porta de passagem para a Europa e um abrigo para quem precisa”.