Departamento de Informática da UBI celebra 20 anos de sucesso

O Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior, DI-UBI, está a comemorar o 20.º aniversário, um período de existência que representa um crescimento constante e de reforço da qualidade de ensino e de investigação, refere a UBI, dando conta que o departamento já tem mais de 500 alunos.

O DI-UBI dá formação a cerca de 570 alunos, o maior número dos últimos 10 anos, distribuídos por quatro cursos: as licenciaturas em Engenharia Informática (o mais antigo, a funcionar desde 2001) e Informática Web, o mestrado em Engenharia Informática, e o doutoramento também em Engenharia Informática. Em parceria com o Departamento de Artes, da Faculdade de Artes e Letras, o DI-UBI está envolvido na concretização de outro 2.º Ciclo, designado de Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais.

Pedro Inácio, presidente do Departamento de Informática frisa que há uma “elevada procura por parte do mercado de trabalho, dos diplomados no DI-UBI” que “estão presentes em grandes empresas nacionais ou internacionais, como a Altran, a Altice, a Readiness IT, a Timwe, a Critical Software, a CGI, a Miniclip ou até a Booking.com”.

A valorização destes estudantes da UBI está relacionada com a qualidade científica dos cursos, recentemente acreditados pelo período máximo de seis anos pela A3ES, pelos desafios que lhes são lançados para participarem em projetos de investigação e pela maturidade alcançada pelo corpo docente.

Em 2000, o DI-UBI contava com quatro docentes doutorados (os professores Paula Prata, Mário Freire, Paul Crocker e Edgar Silva) e, atualmente, é composto por 20 Professores de Carreira (todos Doutorados) e oito Professores Convidados.