Resiestrela e outras 3 empresas do setor de resíduos fazem greve

Nos dias 28 e 29 de dezembro, os trabalhadores de quatro empresas do setor de resíduos do Grupo EGF – ERSUC, Resiestrela, Resinorte e Valorlis – vão realizar uma greve de 48 horas.

Foi uma decisão tomada na última concentração, no dia 18 de dezembro, e os trabalhadores reivindicam “salários justos, carreiras dignas, suplemento de risco e um ACT que valorize profissional e socialmente os trabalhadores”, refere o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) em nota de imprensa.

O “agravamento dos problemas nos locais de trabalho” e “a atitude de desrespeito pelas organizações sindicais, pelos trabalhadores e recusa em negociar um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) demonstrados pela EGF” foram os fatores que desencadearam a greve.

“Os trabalhadores não aceitam que a EGF continue a desvalorizar o seu trabalho, a desrespeitar a contratação e a fugir à obrigação de negociar, reafirmando que a pandemia não pode impedir a melhoria dos direitos”, afirma o Sindicato no documento.

O STAL condena a atitude da administração do Grupo EGF, “que se recusa a iniciar qualquer processo de negociação coletiva global ou local” e reivindica a “negociação de um ACT que uniformize as regras laborais para todos os trabalhadores do Grupo, que promova e garanta a valorização remuneratória, a dignificação profissional e a qualidade do serviço público prestado”.