70 operacionais afetos à segurança na Serra da Estrela

O Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) assinalou, dia 22 de dezembro, no alto da Torre, o arranque do Plano Nacional Operacional para a Serra da Estrela.

Duarte da Costa reiterou a sua confiança naquele dispositivo, que se encontra capacitado, 24 horas por dia, para responder com eficácia às situações que se vierem a verificar, garantindo a segurança de todos os que visitam a montanha.

No total estão afetos a este plano cerca de 70 operacionais, de modo a que na Serra da Estrela possam estar em permanência uma ou mais equipas de resposta que integram bombeiros, elementos da proteção civil e GNR, tal como explicou Duarte da Costa.

Segundo especificou, o número de elementos pode aumentar face ao agravamento das condições climatéricas ou a casos de necessidade e em ações de proteção e socorro.

O dispositivo é composto por seis corporações de bombeiros, Covilhã, Loriga, São Romão, Seia, Gouveia e Manteigas, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, o Grupo de Resgate em Montanha da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, e outras entidades, como os serviços municipais de proteção civil.

Este plano, ativado anualmente no início do Inverno, altura do ano em que os riscos aumentam substancialmente, com o agravamento das condições meteorológicas e o aumento do numero de visitantes, procura articular a capacidade de resposta operacional em casos de emergência, de proteção e socorro, com uma unidade de comando, controlo e comunicação de todos os meios que possam vir a ser acionados.